|
Obrigado pela Visita!
|
|
O LAR DA CARIDADE, popularmente conhecido como Hospital do Fogo Selvagem ou Hospital do Pênfigo, é uma entidade de ASSISTÊNCIA SOCIAL, SEM FINS LUCRATIVOS, fundado com o objetivo de atender pessoas com o “Pênfigo Foliáceo”, uma doença cujos sintomas se assemelham a labaredas que percorrem o corpo e deixam na pele verdadeiras marcas de queimadura. Além deste atendimento, assiste em regime de abrigo crianças e adolescentes em situação de risco social, adultos e idosos. Incluem-se ainda nas finalidades da obra, a promoção do aperfeiçoamento moral, intelectual, físico e social dos usuários.
Principais Objetivos da Instituição:
· Oferecer tratamento aos pacientes do pênfigo;
· Acolher crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social;
· Contribuir para atender às necessidades básicas da comunidade local.
Esta instituição existe graças à dedicação e persistência de uma mulher, Dona Aparecida (a Vó Cida), que com muita luta e amor aos portadores do pênfigo foliáceo conseguiu concretizar esta obra. Vó Cida começou a trabalhar com os pacientes do “fogo selvagem” em 1957 como enfermeira do setor de isolamento na Santa Casa de Uberaba. Devido às dificuldades do tratamento e também à falta de informação e preconceitos contra a doença na época, a Santa Casa acabou por “liberar” esses pacientes, muitos ainda sem condição de alta. Vó Cida então não hesitou e levou os pacientes para sua própria casa. Depois de enfrentar preconceitos, pedir esmola, ser até presa, mas com a ajuda de várias pessoas do bem, entre elas Chico Xavier, Vó Cida criou o Hospital do Fogo Selvagem, que mais tarde passou a se chamar Lar da Caridade.
Dona Aparecida trabalhou por seus pacientes até seu falecimento em 22 de dezembro de 2009 aos 95 anos de idade. Mas seu exemplo e sua força espiritual continuam a ajudar e motivar os demais colaboradores desta obra. Fique à vontade para navegar pelo site, visitar o hospital, e seja você também mais um a apoiar. Seja bem-vindo... Deus o abençoe.
Atenção! O Lar da Caridade conta com um novo site: www.lardacaridade.org.br